RACINET, Albert. Histoire du Costume. |
Para conseguir a forma desejada, o busto era achatado; para melhorar o corte do vestido, este era composto por dois pedaços de tecido que alargavam-se em direção ao exterior e a base, a partir da cintura. A parte de cima do vestido lembra um funil, com decote quadrado ao modo italiano, descobrindo a garganta.
A partir da cintura, os vestidos eram em formatos de sino; as anquinhas (francês: vertugale; inglês: farthingale) dão a estrutura para a parte inferior do vestido
2. Damas italianas
2.1 Dama nobre de Ravenna (Itália)
2.2 Mulher nobre de Nápoles (Itália)
2.3 Princesa Napolitana Noiva
2.4 Mulher de Pádua (Itália)
3.1 Elisabeth de Valois, Rainha da Espanha - terceira esposa do rei Filipe II de Espanha - e filha de Henri II e Catarina de Médici.
3.2 Ana Bolena
3.3 Maria Tudor, rainha da França, irmão de Henrique XVIII. Considerada uma das mulheres mais bonitas da época, está com uma das mãos para cima e usando uma manga com comprimento suficiente para mostrar os pulsos (distinção social).
3.4 Dama de honra da rainha da Inglaterra, com o mesmo penteado de Ana Bolena e Maria Tudor. Nesta jovem um pedaço de tecido pendura de um lado do penteado. Podia fixá-lo com alfinetes, ou deixá-lo recair nas costas.